
Olá queridas mamães,
Exatamente hoje faz 01 ano que meu pai nos deixou. É um dia muito triste para nossa família, especialmente para mim e para minha mãe.
Nem sei o que dizer, do fundo do coração, me faltam palavras. Mas dizer o quê?Que sinto saudades? Que ele faz falta? Tudo isto e muito mais...
Esta foto do trio da minha família foi tirada antes do meu pai adoecer e ficar acamado. Ele adoeceu em 2003 e o restante dos 4 anos de vida passou em cima de uma cama. Tudo por causa de um grave derrame, que deixou como sequela a perda dos movimentos do lado esquerdo do corpo e uma mente esquecida e confusa.
Deixou sequelas mais marcantes ainda em nossa família, que no início se desestruturou completamente. Aos poucos fomos nos firmando e aprendendo a lidar com a situação de ter meu pai impossibilitado e totalmente dependente de nós. Enfim, sofremos muito, mas para ele foi bem mais sofrido perder todo o dinamismo que ele tinha.
Lembro de um pai muito inteligente, falante, alegre e na minha infância, muito carinhoso. Na vida adulta, infelizmente, conheci um pai mais ausente, mergulhado em suas próprias inquietações. Meu pai também tinha o lado sério, severo, e muito comprometido com sua família. Tanto que ajudou a todos, deu teto para a mãe e os sobrinhos, só casou depois que meu tio, seu irmão mais novo, terminou seus estudos. Com isto, minha mãe, que ele conheceu novinha, só realizou seu sonho de casamento com quase 30 anos!! E ela ficou firme ao lado dele, até o fim...
Então hoje vou me pegar pensando muito nele, em tudo que aconteceu, e nutrir aquele sentimento de que tudo passou rápido demais! Parece que ainda ontem ele me carregava pendurada em seu pescoço.
A minha Ana ainda se lembra dele, mesmo tendo convivido tão pouquinho com o Vovô Ivo. Eu tenho um porta retrato com esta foto e sempre mostro para a Ana e falamos sobre o vovô. Ela lembra que ele ia muito para o hospital e fala que hoje ele foi para o céu, sarar as dorzinhas que ele sentia... criança é um ser lindo, não é?
Sinto muito a ausência do meu pai, este vazio que as pessoas amadas deixam quando se vão dói demais...