
Olá queridas mamães,
Minha filha chegou na famosa fase dos porquês!
A cada afirmação, nossa ou dela, vem a perguntinha: "Mas por quê?"
E por que? Por que? Por que? O dia todo. É incrível!
Esta á uma fase muito importante na vida da criança, demonstra que sua curiosidade continua sendo despertada, ela está tentando entender acerca do mundo e amadurecendo. Os pais precisam ter especial atenção em como agir com as crianças neste momento, para não inibir sua autonomia e capacidade intelectual.
Vamos saber um pouquinho como ocorre esta fase e como devemos agir com as crianças?
" Por volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem. Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve.
A partir dessa descoberta, passa a perceber os fatos ao seu redor dando maior ênfase a como tudo acontece, ou seja, os porquês referentes à esses. Muitas vezes as crianças nos questionam repetidamente e emendam um porquê atrás do outro.
É importante que as pessoas em contato direto com a mesma devem ter paciência e respeito quanto às curiosidades do pequeno, ajudando-o a esclarecer suas dúvidas. Essa curiosidade, a busca da compreensão do mundo é que a levará a fazer novas descobertas, aguçando sua percepção para o aprender.
Se a criança é tolhida pelo adulto, no momento em que faz perguntas, poderá perder o interesse, a vontade de descobrir coisas novas, ficando paralisada no seu processo de aprendizagem por medo ou insegurança.
Uma boa forma de amenizar as perguntas é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que esta não queira obedecer. Quando diz que não quer comer a mãe poderá perguntar-lhe o porquê, se não quer tomar banho poderá também utilizar uma pergunta e, assim, mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ela deseja.
E à medida que for compreendendo o mundo que a cerca deixará de questionar sobre as coisas do cotidiano."
" Perante os "Porquês" do seu filho algumas SUGESTÕES:
- Nunca ignore uma pergunta do seu filho, ouça-o com atenção.
- Se não estiver certo(a) do que vai responder diga-lhe que mais tarde lhe responderá, depois de ter refletido ou pesquisado o assunto em questão.
-As suas respostas devem ser adequadas à idade, num vocabulário adequado e de fácil compreensão.
- Não elabore mentiras ou "respostas fantásticas" que a criança acaba por perceber que não corresponde à verdade. Respondendo com uma mentira o seu filho deixará de confiar nas suas afirmações.
- Existem momentos próprios para fantasiar e outros para responder concretamente às questões dos seus filhos, deve tentar diferenciá-los.
- Evite dar respostas antes da criança perguntar, dê-lhe tempo para pensar e formular as questões.
- Nunca entre em contradição com o seu parceiro pois isso vai confundir a criança.
- Amor, atenção estão na essência das respostas mais saudáveis aos porquês do seu filho."
Beijocas
...................................................................
Avisos: para Bárbara, do blog Essa Vida de Mãe. Preciso do convite para entrar no seu blog. Me manda para o email.para seguidores: agradeço de coração o interesse de vocês em acompanharem o blog. Porém, alguns seguidores tem blog restrito, aberto apenas a convidados. Gostaria de conhecê-los também, mas preciso do convite para entrar nos bloguinhos. Pode mandar para o email: casadejuntados@gmail.comBeijocas