Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Sobre a Ana

Oi pessoal. Hoje vou falar exclusivamente sobre minha filha. Faz tempo que não conto as novidades dela. Ana está crescendo a olhos vistos. Está uma criança muito esperta e comunicativa (palavras da professora dela). Ela fala pelos cotovelos, repete tudo que dissemos (pelo menos o final das frases). Adora cantar as musiquinhas que ensinamos a ela, fazendo os gestos da música. Já consegue assistir alguns desenhos pela TV, junto com o pai dela. Mas fica pouco tempo, no máximo uns dez minutos. Em casa ela chama os coleguinhas da escola o dia inteiro: " Raíssa!" "Gabiel!" "Maiara"! "Lucas"! Sabe o nome e reconhece todos! Despede-se das pessoas dando tchauzinho, mandando beijos e falando: "Com Deus!" (porque sempre dizemos: fica com Deus!") É lindo ela falando: "Com Deus, vovó!" "Com Deus, papai!" Ela adora brincar com as bonecas, carrega no colo, dá comidinha na boca, embrulha dizendo: "tá fio!" Nina as boneca para dormir. Enfim, tudo que fazemos com ela imita fazendo com as suas bonecas. Ah, gente, são muitas coisas bonitinhas, que vão acontecendo no dia a dia e nos fazendo ficar mais encantados com ela. Percebemos como é observadora, inteligente, carinhosa. Deixando a corujice de lado, claro que tem os momentos das birras, manhas, berros, já que ela está na famosa "fase difícil", né? Uma nova malcriação que ela aprendeu é chamar todo mundo de "bobo" quando é contrariada. Não sei onde ela aprendeu isto, pois nunca usamos qualquer palavra para xingá-la, aliás sou terminantemente contra isto, ficar xingando a criança de boba, chata, feia... estas coisas. Chamo a atenção para o ato errado, mas nunca para a criança. Já falei com ela que não pode chamar papai ou mamãe de "bobo", sem dar muita importância à isto. Vou dar uma dica: não valorizem muito certas coisas que os filhos fazem, chamem a atenção, conversem, mas sem "fazer drama". Assim, a atitude ou palavra deixa de ser interessante para eles. Quem me ensinou isto foi a psicóloga. Ás vezes os pais fazem um escarcéu com determinada atitude ou palavra da criança que aquilo vira uma "arma" para a criança. Claro, né? Ela percebeu que chamou a atenção com aquilo, e criança é muito esperta! Por falar em psicóloga. Não estou mais levando a Ana às consultas. Ah, gente. Sinto muito. Estava muito difícil, o consultório é longe (eu tinha que pegar 02 ônibus), o horário estava difícil (tinha que faltar ao trabalho na parte da manhã 01 vez por semana). Sabe, um dia perguntei diretamente à psicólogia se se ela via algum problema mais sério nas atitudes da Ana (a questão de, ás vezes, ela chorar desesperamente, se descontrolar). Ela respondeu que a Ana era uma criança temperamental, mas perfeitamente normal, sem qualquer distúrbio de personalidade ou emocional. Então fiquei pensando sobre isto a semana inteira. Avaliei que manter estas consultas semanais estava se tornando difícil e no fundo eu achava que o momento não estava apropriado. Ana, por ser tão novinha, não podia expressar seus sentimentos com palavras, dizer o que sentia, ficávamos eu, às vezes o pai, e a psicóloga falando sobre ela, a observando, fazendo conjecturas, e ela simplesmente interessada em brincar. Ora, se a principal interessada não tinha (ainda) capacidade de se expressar, dizer o que sentia, não achei justo continuar. Resolvi dar tempo ao tempo e tentar, com acertos e erros, como toda mãe, entender minha filha. Se fosse uma questão de vida ou morte, ou se houvesse sido detectado um distúbio emocional muito sério, eu não ia me fazer de rogada, iria até o fim do mundo para ajudar minha filha. Mas não era o caso, Ana está muito bem. E não achei que as consultas estavam fazendo tanto efeito sobre ela (estava fazendo mais sobre a mãe, rs). Então vamos seguir em frente, com muita paciência e carinho. É o melhor que posso fazer por ela.

Um comentário:

  1. Então tua fase ta como a minha, quem precisa de psicólogo somos nós, heheheh... Eu quero ver se marco ainda essa semana pra começar a fazer análise. sei que preciso desde que tive a Ellen, mas agora por problemas com a separação dos meus pais e um novo baby (do meu pai) a caminho, sei que ta na hora de me cuidar, enfim...
    A Ana ta naquela fase maravilhos, né??? Onde fala bonitinho, adoro criança aprendendo a falar... Aproveita amiga, pq falavam pra mim que passava rápido e eu não acreditava, mas vendo que a Ellen já tem 4 anos... Passou mesmo, tem horas que dá vontade de ter outro, hehehe...
    Bjs na pquena!!!

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!