Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A dentição dos filhos

Ontem tive uma dor de dente colossal!! Como doía, meu Deus. Dor de dente é uma das piores dores físicas do mundo, credo! Este dente estava incomodando há um bom tempo, e eu só adiando. Já no fim de semana a dor foi ser tornando mais intensa, comecei a tomar remédio para dor, com pouco sucesso. Ontem, terça-feira, marquei dentista, mas só tinha horário para sexta-feira. Mas à noite tive dores terríveis, tomei tudo quanto é remédio para dor e nada. Então hoje tive que ir à emergência para abrir o dente. Conclusão: o dente não estava com cárie aparente, a restauração antiga estava perfeitinha, mas pela radiografia deu para ver uma baita infecção! Vou ter que fazer canal. E eu odeio ir ao dentista, trauma de criança, sei lá.

Com tudo isso que aconteceu logo pensei na dentição da minha pequena. Lógico que para ela quero o melhor caminho, que é a prevenção. Eu acredito piamente que a primeira dentição é muito importante sim. Antigamente as pessoas não davam importância à dentição decídua (como são chamados os dentes de leite), e por conta deste descaso, muita gente sofreu na fase adulta com tratamentos doloridos e caros, inclusive eu. Os dentinhos da Ana são muito bonitos, branquinhos e perfeitinhos. Mas criança é criança, e ela já descobriu as benditas balinhas (culpa do pai). Ela não gosta muito de doces, mas adora aquelas balinhas macias, que a gente vai mordendo e vai grudando no dente. Claro que falo para ela: "- Depois de chupar as balas vamos escovar os dentinhos, senão seu dente vai encher de bichinhos feios!" O bom é que agora aceita que a gente escove os dentes dela, abre a boquinha e passo a escova com pasta sem fluor. Mas esta questão dos dentes me deixa muito aflita e cheia de dúvidas. Ela fica na escola o dia inteiro, as professoras falam que fazem o trabalho de higienização após as refeições. Mas será que é sempre? À noite me preocupo mais, sempre procuro escovar os dentes dela antes de dormir, mas tem dias que ela dorme antes. Gostaria de levá-la ao odontopediatra para já começar a prevenção, mas acho que ela ainda é muito pequena e eu a estaria sujeitando a um stress sem necessidade. Tão logo ela fique maiorzinha quero levá-la ao dentista para iniciar ( e ensinar) todo o processo de prevenção. Neste caso dos dentes concordo com a expressão: prevenir é o melhor remédio. Já sofri muito em cadeira de dentista e não quero isto para minha filha, apesar que hoje os tratamentos estão mais modernos e humanos, procurando sempre minimizar o sofrimento do paciente.

Gostaria de saber de vocês como tratam esta questão da dentição dos seus filhos. Sempre conseguem escovar os dentinhos? Ou sofrem muita resistência dos pequenos? Seus filhos já consomem doces? Como fazem para evitar ou controlar este consumo? Vamos trocar idéias, aguardo suas mensagens.

Obs.: Hoje vou revelar as fotos do niver da Ana.

3 comentários:

  1. Isabel, ainda não levei o Victor nenhuma vez ao dentista, sempre olho pra ver se está tudo limpinho, mas nada melhor q um dentista pra ver se tá tudo ok, por mais que a gente tome todo o cuidado do mundo o dentista é sempre bom pra gente estar se previnindo, qto a escovar os dentinhos ainda bem q ele deixa numa boa, qto a isso não há trabalho algum,
    pq senão tava perdido com as benditas balinhas macias que ele adooora...rs..bjaum.

    ResponderExcluir
  2. Olha, Isabel, graças a Deus o Yuri deixa escovar os dentes dele. Minha preocupação é apenas que não sei se a babá dele escova os dentinhos dele direito. Como eu trabalho e estudo, apenas quando estou em casa à noite escovo os dentes dele antes de dormir. Ainda não o levei ao dentista. Acho que vai ser uma aventura. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Bel, eu já levei a Ellen qdo ela tinha 3 anos, e agora está na hora de ir de novo, o odontopediatra, é mais tranquilo, eles tem toda uma sala montada pra criançada e pelo menos a da Ellen, dá até um recompensa na saída!!! Ela adora e agora passou a usar anti - céptico bucal, ela adora!!! mas não é sempre que consigo escovar os dentinho dela, tem dias que ela dorme antes, o legal é comprar uma escova diferente e pasta pra ela tipo "das princesas" pra agradar.... Eu sempre faço isso!!!
    Bjks

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!