Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A escolinha

A escolinha da Ana é muito boa. Gosto muito do trabalho desenvolvido lá e todo o esforço da direção e das Educadoras em fazer o melhor para as crianças.E olha que não é fácil viu? É uma escola pública, administrada pela Prefeitura de BH, é uma das chamadas Unidades de Educação Infantil, as UMEIs, que foram criadas para atender à nova formulação da LDB, que normatizou o ensino infantil. Antes só existiam escolinhas particulares, os Jardins de Infância, que poucas crianças podiam frequentar. Com a nova LDB a Educação Infantil também passou a ser responsabilidade do Estado. Nada mais justo para as mães que trabalham fora e pagam impostos. Mas ainda temos problemas, o número de vagas oferecido não é suficiente para atender à demanda, e os interessados têm que concorrer através de sorteio para conseguir uma vaga.

Por sorte consegui matricular minha filha em uma UMEI, fica aqui no campus da UFMG e é uma das melhores unidades. Muito espaçosa e com um equipe de trabalho talentosa. Claro que existem problemas, mas vamos juntos, escola e família, tentando saná-los da melhor maneira possível

Desde que fiquei grávida, eu já planejava colocar minha filha em uma escolinha quando voltasse a trabalhar. Primeiro, não tinha ninguém da família disponível para ficar com ela, minha mãe idosa já cuidava do meu pai, segundo eu jamais teria confiança em deixá-la com uma babá, sozinha em minha casa. Diante disto, a escola sempre me pareceu a melhor opção. Algumas pessoas me criticaram por colocá-la tão novinha na escola (ela entrou com 4 meses), eu nem dei ouvidos, ia fazer o quê? Trabalhando fora, eu não podia ficar com ela em casa, que seria indiscutivelmente o ideal. Como a escola era minha única possibilidade, trabalhei a minha cabeça para aceitar esta opção e tudo correr da melhor forma possível para nós duas. E deu tudo certo, foi muito tranquila a adaptação da Ana (e a minha). Ela gosta da escola, é uma das meninas mais conhecidas lá, por ser muito falante e risonha. O desenvolvimento dela é incrível, ela está mais independente, esperta, interagindo muito bem com os coleguinhas e as professoras. Claro que sair cedo de casa todos os dias, ficar o dia inteiro na escola, fazer o trajeto casa-escola-casa todos os dias, tudo isso pode gerar stress para ela, mas a escola se preocupa em proporcionar o melhor ambiente para as crianças, com tudo adaptado para elas, tem muito verde, muito espaço, uma rotina diária e o mais importante, muito carinho e dedicação de toda a equipe. Tudo isto ameniza um pouco a longa permanência. Outra atitude é promover gostosos passeios com as crianças. No dia 30 de maio a turminha da Ana fez um gostoso piquenique em um Parque Ecológico, as mães podiam ir junto, claro que eu fui, né? Ana adorou, correu para todo lado, comeu muito. Abaixo uma prova:


Ela literalmente deitou e rolou!


Acho que o importante é sermos pais e mães presentes. E procuro ser assim para minha filha. Ela fica o dia inteiro em uma escolinha, mas eu procuro participar efetivamente da vidinha dela, levo e busco, vou a passeios, participo das reuniões dos pais, acompanho seu desenvolvimento, converso e brinco com ela. Eu tenho um olhar para minha f ilha .Quantas crianças ficam em casa, e nem são percebidas pelos pais?

4 comentários:

  1. Bel, eu tb sou mto a favor das escolinhas... Acho que é mto complicado morar numa cidade grande e confiar em uma pessoa dentro de casa... Em cidades pequenas, onde vc não é numero e sim pessoa, isso muda de figura, pq os visinhos ficam de "olho" pra gente, né? Mas, mesmo assim, acho que eu ainda ia preferir por minha pequena numa escolinha, lá como vc disse, existe uma rotina, e é pra tudo, e a alimentação, acho que é melhor, pq em casa eles sempre fazem manha, e na escolinha vendo os amiguinhos comerem, acredito, que até pra isso seja melhor...
    E o que vc falou é um fato mesmo, mtas mães ficam em casa o dia todo e nem percebem seus filhotes... Acho que o importante, é a qualidade do tempo oferecido, e não a quantidade...
    Bjks!!!
    A Ana ta linda na foto...
    : )

    ResponderExcluir
  2. Tbm sou a favor às escolinhas para as mães que trabalham fora e não tenham outra opção, mas há mães que preferem deixar com uma pessoa de confiança na casa pois acreditam serem uma extensão do vínculo materno e preferem esperar completar uma certa idade, enfim vários são os fatores. No meu caso como eu não trabalho fora, não vejo tanta necessidade de estar colocando tão já na escolinha, talvez com 3 anos, aí sim, por enqto está dando pra cuidar do meu filhote em tempo integral e a escolinha não ia ser viável no momento, quem sabe o ano que vem aí eu coloco. Bjaum.

    ResponderExcluir
  3. ah...a filhta tá linda na foto, o Victor tbm ama de paixaõ o sítio do vô, todos os finais de semana ele se esbalda de brincar, tratar dos bichos, lá tbm tem uma rampa onde ele tbm literalmente deita e rola...hehehe....ah é uam graça ver eles assim pra gente não tem coisa melhor no mundo!!Bjs e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente Isabel, o importante é dar amor e carinho no tempo que vcs estão juntas, e a escolinha ajuda muito no desenvolvimento mesmo.

    A Mariana fica em casa com a minha mãe, já pensamos na escolinha, mas adiei pro próximo ano. Mas isso pq ela fica com a minha mãe e é super estimulada, brinca no quintal, com as crianças vizinhas, brinca na terra, na areia. E eu tb não confiaria em babá de jeito nenhum.

    beijos,

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!