Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Canhota ou destra?

Parece que a bronca funcionou. Até hoje a Ana não falou mais o palavão. Acho que ela esqueceu mesmo. Ufa! Sabe pessoal, não queria parecer uma pessoa radical, puritana e certinha. Aliás detesto isto, somos seres humanos, não somos perfeitos. Eu também solto meus palavrões de vez em quando. Mas nunca o dirijo a ninguém, solto como um desabafo. Quem não faz isto, né? Mas para uma criança não acho legal, fica muito pesado numa boquinha tão fofa e pequenininha! E como criança é muito esperta e está sempre atenta a tudo, me policio muito para não " desabafar" perto dela.

Mudando de assunto, outro dia estava observando minha fofa "escrevendo" . Quando era um bebê e aprendeu a segurar os objetos, notei que a Ana usava preferencialmente a mãozinha esquerda. Mas ainda era muito cedo para fazer qualquer prognóstico sobre sua lateralidade, porque bebês são ambidestros, podem segurar ora com uma mãozinha ora com a outra. Mas já se pode notar uma preferência por uma delas. Agora que Ana completou 2 aninhos, a mãozinha esquerda continua sendo a preferida para pegar a colher, escrever, apontar o dedinho, fazer carinho. Acho que vou ter uma canhota em casa. E acho isto muito legal! Apesar de algumas dificuldades que ela poderá encontrar neste mundo predominantemente destro, li que os canhotos tem mais facilidade de memorizar as coisas e desenvolver múltiplas habilidades, pois os dois lados do cérebro se comunicam melhor. Interessante isto!

Graças a Deus vivemos em um mundo melhor, antigamente os canhotos eram severamente reprimidos na família, nas escolas. Ser canhoto era considerado anormal. Hoje se respeita um pouco mais as diferenças, cada um tem o direito de ser aceito com suas características pessoais, afinal isso é que nos faz sermos diferentes e únicos.
Fotos da Ana "escrevendo"






6 comentários:

  1. Que belezinha....ela vai ser canhota mesmo hein..minha irmã Patrícia mãe da Esther e a única canhota da família e eles acabam tendo q se adaptar com as duas mãos, principalmente pra dirigir...realmente eles têm a coordenação motora mais aguçada pq fico imaginando a dificuldade q eu ia ter se tivesse q trocar a marcha com a mão esquerda...rsrs...viva os canhotas!!!!
    PS: Tenho uma fotinha tbm do Victor de dois aninhos assim tbm na mesinha igual a Aninha escrevendo e com o porta lápis do cocoricó do lado tbm...hehehehe...só q o porta lápis ele ganhou do aniver do amiguinho dele....rsrs..
    Bom feriado pra vcs aí em BH!!!Bjaum.

    ResponderExcluir
  2. Quem não solta palavrão né colega!!! Se tiver uma!!! Que apareça!!! Mas é claro, não na frente delas!!! É mto feio mesmo!!! Concordo com vc e não achei radical, não, ta certa sim!!!

    Qto aos canhotos... É interessante o que vc falou sobre antes as familias punirem, meu marido faz de tudo com a mão esquerda, menos escrever, ele conta que qdo ia pegar o lápis com a mão esquerda, a mãe brigava e tinha vzs que levava tapas, ela falava que era coisa de gente preguiçosa!!! Interessante que até chutar a bola ele chuta!!! Impressionante a ignorancia das pessoas!!! tomar que a Ana seja mesmo, acho lindo demais... E se tem ainda a chance de ser mais articulada com a memória, melhor ainda!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  3. Rose..
    Que fotos lindas! realmente, qto a ser canhoto já li que no passado, as pessoas canhotas eram muito mau vistas.
    Supertição né?
    Beijo em vcs.

    ResponderExcluir
  4. coloco sim....a foto tá na casa da minha mãe, levei o album pra ela ver e acbei esquecendo lá...vou escanear, pq procurei nos cds a foto e não achei sorte q tinha imprimido....mas vou colocar sem falta, é muito parecido com as fotinhas da ana, vc vai ver q legal que foi coincidir..rsrs...Bjaum.

    ResponderExcluir
  5. Que fofa Isabel, adorei a foto dela desenhando.

    Minha irmã é canhota, nada demais né, hoje em dia é mais do que normal.

    E eu continuo achando que você fez certo na bronca sobre o palavrão, surtiu efeito ne.

    beijos,

    ResponderExcluir
  6. oi isabel, cadê os posts novos, tá sumidinha....tá tudo bem por aí???
    Bjaum.

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!