Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Primeiras palavras, nem todas nos encantam...

Hoje tenho 02 novidades sobre a Ana, uma boa e outra nem tanto. Vamos à nem tão boa.

Minha filha falou seu primeiro palavrão. Minha reação? Fiquei chocada! Ela só tem 02 anos!Ontem ela fazia birra porque não queria tirar a fralda cheia de cocô enquanto assistia o DVD do Cocoricó. Disse com calma que ela podia continuar assistindo enquanto eu tirava a fralda. Ela saiu correndo e soltou um palavrão daqueles. Eu disse : " O que você falou Ana?" E ela repetiu, umas três vezes. Falou do jeito dela, mas deu para entender direitinho a palavra (filho da ***). Gente, não sei se agi certo, mas eu tinha que fazer alguma coisa. Talvez tenha sido muito severa, talvez não devesse ter demonstrado a ela o quanto fiquei chocada. Mas na hora agi assim e pronto. Chamei a atenção dela, dizendo que isso era muito feio... ela repetiu a palavra. Devo ter feito a cara mais feia do mundo, desliguei o DVD e a " arrastei" para o quarto. Ela chorava de se acabar, mas porque queria continuar vendo cocoricó. Eu disse que ela não ia mais assistir, pois falou palavra feia com a mamãe, que iríamos ao quarto ter uma conversa. Mais calma, conversei muito com ela, que não podia falar essa palavra com a mamãe e nem com ninguém, que era muito feio, que nunca falamos assim com ela. Depois a deitei na cama, apaguei a luz e fiz ela dormir sem contar histórias e sem mimos. Ela dormiu soluçando. E eu fiquei muito, mas muito chateada.

Não tive dúvidas de que ela ouviu isto na escola. Em casa nunca usamos esse tipo de palavra, nem o pai dela, que é mais esquentado. Ela só convive comigo, o pai e a avó dela, que nunca falaria isso com ela. Ela é uma criança que só fica em casa, não fica " solta" na rua ou na casa de colegas, então só podia ter sido na escola. Escrevi um bilhete enorme na agenda e decidi que iria abordar o assunto com as professoras.

Hoje, na escolinha, contei o ocorrido e a professora me disse que realmente foi de um coleguinha que ela ouviu esta palavra. Aliás, vários pais estão tendo a mesma reclamação, pois as crianças da turma estão aprendendo ( e aprendem depressa ,viu?). Já chamaram a mãe desta criança para uma conversa e estão tentando resolver a situação.

Sei que para algumas pessoas isso não tem nada a ver, vão me achar exagerada. Sei que é natural a criança repetir as coisas que observa, às vezes sem saber o que está dizendo. Mas não posso permitir para minha filha este tipo de linguagem e cabe a mim dizer isto para ela educá-la de acordo com o que acho correto. Cada família tem suas regras, e uma das regras lá em casa é esta: nada de palavrões. Tem gente que acha lindinho a criança falar palavrão, fica incentivando, ensinando, achando bonitinho. Eu acho horrível, isto não acrescenta nada para uma criança tão pequena, serve somente para angariar antipatia. Uma criança pequena não sabe diferenciar os contextos e, cedo ou tarde, elas podem nos colocar em uma situação constrangedora.

A professora me disse que não agi errado em repreender, que da próxima vez ( se houver uma) tentasse não valorizar tanto, usasse a tática de ignorá-la. É assim que estão agindo com a criança em questão e ela já reduziu muito a frequência da palavra. Reduziu? Então ela ainda solta os palavrões junto com a turminha...

Sei que esta é apenas uma das muitas situações que ainda vou vivenciar com a minha filha, e descobri que nunca estarei bem preparada, em alguns momentos vou agir por impulso mesmo, e que ela ainda vai me surpreender muito!

A boa novidade é que no sábado ela conseguiu fazer o primeiro xixi no piniquinho. Fizemos uma festa! Elogiei muito, dei os parabéns e demos tchau para o xixi quando dei descarga. Depois fez na roupa, mas já é um progresso né? Mas este é assunto para um outro post, que este já está muito grande.

Aguardo a opinião de vocês sobre o tema " meu filho falou palavrão", o que vocês acham? E que atitudes tomaram ou tomariam? Beijos

6 comentários:

  1. A Aninha com certeza deve ter ouvido isso dos coleguinhas mesmo Isabel, afinal em sua casa como vc disse no post ninguém tem o hábito de falar palaroes. Se o Victor fizesse isso tbm faria o mesmo que vc fez e sem dúvidas ia reclamar na escolinha. Mas tbm não é coisa fora do normal, é comum as crianças ouvirem palavras novas e repitirem. Vc não agiu com exageros, vc não foi severa, falou firme sem bater. Da mesma maneira que vc deu os parabéns e a elogiou por ela ter feito xixi no piniquinho, vc tbm soube chamar atenção dela qdo fez algo errado. É assim mesmo..elogiá-los tbm pelos seus desafios é muito importante!! Bjs e boa sorte aí, vai dar tudo certo na escolinha.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vivi isso Bel, não posso falar nada a respeito, mas acho que vc agiu certo sim! Alias, é bom a gente saber das atitudes pra saber qual tomar, né?
    Mas que é complicado é sim! E mto feio!!! O duro é se fala perto de pessoas que a gente não conhece, aí acho que a coisa piora, hehhehe!!!
    boa sorte aí!!!
    E parabéns pelo xixi no penico!!! Qdo a Ellen tava aprendendo a gente sempre fazia festa, e ela adorava e até hj damos tchau pro cocô, hehehe!!!
    Coisas de mãe, né?
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você Isabel, em casa nunca falamos palavrão, aliás eu não falo em lugar nenhum. Mas uma palavra mais esquentada tipo "droga" eu solto de vez em quando e a Mariana já aprendeu. Eles aprendem rápido mesmo, o que não pode então, é mais rápido ainda.

    Eu acho que faria quase a mesma coisa que você, não sei se sustentaria e bronca até a hora de dormir pq sou meio mole, mas a repreenderia na hora sim e explicaria que aquilo é feio e não pode fazer.

    Acho que o conselho da professora é super válido, tem certas coisas que quanto mais valorizamos, mais piora. Porque aí ela vai ver que isso te afeta e numa hora ou outra pode usar a palavra feia justamente pra isso, te afetar.

    Sobre o xixi no peniquinho, ai meu Deus Isabel, adorei a novidade, fiquei hiper feliz mesmo. Não vejo a hora de chegar a vez da Mariana.

    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Xiii acabo sendo um mal exemplo pois eu falo palavrão, ando me policiando muito, mas a Mel já andou repetindo p.q.p. então me policiei mais ainda.
    Vc agiu certo, eu repreenderia mesmo dizendo algumas vezes.

    Ah sobre o nome a melissa iria se chamar Ana Lívia, quase heim

    fabiana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, com certeza eu tentaria descobrir a 'origem' do palavrão e reclamaria na creche, se fosse o caso. MAS, como o primeiro palavrão que ela falou, foi repetindo um meu, e meio sem saber o que estava falando, fingí que não ouví...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amigaaaaa!! Obrigada pelos parabéns!!
    Desculpa o simiço, mas tô trabalhando demais ultimamente :(
    Sobre os palavrões, eu acho que vc teve a atitude certa sim... A Mari não costuma falar, apesar de que qdo estou um pouco nervosa, principalmente no trânsito louco aqui de SP eu fale algo do tipo, mas acho que se ela falasse eu teria a mesma atitude... Se elogiamos qdo fazem uma coisa certa temos que chamar a atenção qdo fazem algo errado.
    Um super beijo e saudades, Dri!

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!