Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 26 de março de 2009

Comportamento


Olá queridas mamães,


Minha comadre me cobrou que deixei o bloguinho da Ana de lado. E ela tem toda razão! Não estou dando a devida atenção a este bloguinho e as minhas visitantes.


Peço que me perdoem. Acontece que aqui no trabalho estamos organizando um Encontro Científico, a quantidade de trabalho dobrou, portanto está difícil arranjar um tempinho para entrar no blog, postar, visitar os outros blogs e deixar comentários. E ainda tenho 02 blogs para administrar! E não tenho computador em casa.


A Ana está com uma forte gripe, com tosse e nariz escorrendo, mas graças a Deus não teve febre e nem prostração, e está se alimentando bem. Então acho que logo esta gripe vai passar.


O que está me chateando muito é que tenho recebido da escolinha reclamações quanto ao comportamento da Ana em relação aos colegas. Ela anda batendo e mordendo os coleguinhas.


Mas parece que ela tem uma aversãozinha por um colega em especial. Elas me informaram que ela sempre " implica" com ele. Um dia fui buscá-la na escola e uma das professoras disse que a coordenadora queria conversar comigo. Quando perguntei a razão ela me disse que a Ana havia arranhado muito esse tal coleguinha. E realmente, o rostinho dele estava todo arranhado. Eu até me estressei com o jeito que a professora me passou a questão, mas isto não vem ao caso agora, senão o post vai ficar muito longo.


Eu fiquei super chateada e triste, não com minha filha, mas com o comportamento dela. E a conversa com a coordenadora não foi lá muito produtiva. Dizem aquelas coisas pra gente, que precisamos conversar com ela, nos dão textos para ler, aliás um texto que já li várias vezes e diz que é normal a criança bater, que é uma forma de se manifestar, etc, mas não dá qualquer norte para os pais sobre o que fazer nesta situação.


Eu converso muito, explico, ponho de castigo quando necessário, mas eu não estou conseguindo que ela mude este comportamento na escola, que vem se repetindo constantemente. Como toda mãe de primeira viagem, estava me sentindo muito culpada, uma confusão de sentimentos.


Foi a madrinha dela, minha querida comadre Fátima, quem me deu algumas dicas e conseguiu me trazer mais tranquilidade. Ela disse para eu levar em conta que a Ana é filha única, não tem crianças perto dela em casa, não tem que disputar a atenção com ninguém; este comportamento dela não quer dizer que ela seja mal educada ou agressiva, aliás eu não posso permitir que as professoras ou qualquer pessoa coloque esse rótulo nela. O que preciso fazer, segundo minha comadre, é conversar e explicar sim, mas ela só tem 02 anos e por isto tem dificuldade em assimilar as coisas colocadas de forma abstrata, através de um simples diálogo. O que eu teria que fazer era concretizar as coisas para ela, por exemplo ,retirando dela alguma coisa que ela goste muito quando agisse assim. Eu entendi assim: a Ana gosta muito de assistir os DVDs dela quando chega da escolinha. O que eu poderia fazer então era, se ela tivesse batido em algum coleguinha na escola, quando chegássemos em casa eu não deixaria ela assistir aos DVDs, explicando que ela bateu no colega na escola e isto não é legal. E aguentar firme o choro e os esperneios! Será que é isto?


Outra questão que a Fátima levantou para mim e que eu já havia pensado, era buscar uma outra atividade para a Ana, fora da escola. Colocá-la em uma aulinha de balé, ou colocá-la para começar a praticar algum esporte, como uma natação. Assim ela poderia canalizar a energia para outras coisas. A escola deixaria de ser o foco principal de sua vidinha.


Enfim, vou buscar este caminho sim, acho que já está na hora. E vocês mamães, já passaram por isto com seus filhinhos? Alguém tem mais alguma dica que possa nos ajudar?


Beijos
Obs.: A foto acima foi tirada no almoço de Natal aqui no trabalho, quando a Ana, por sinal, se comportou muito bem e encantou a todos. Minha filha é uma menina encantadora e muito inteligente, mas tem estes momentos difíceis, principalmente quando está com outras crianças...


Beijos

6 comentários:

  1. Bel, pra ser mto sincera nunca passei por isso, é duro ser a mãe do agressor, com certeza, pq sem querer, as outras mães passam a rotular a criança assim, falo pq a Ellen era a agredida... Foi mordida, empurrada... É duro pros dois lados... O que sua comadre falou, acho que é o mais certo, tirar algo concreto dela, e mesmo ela dizendo que não vai mais fazer, aguentar a mão até o outro dia, porque se ela não sentir, de nada adianta falar, uma vez que eles esquecem de tudo nessa idade... O duro vai ser ouvir os choros, mas pense que será pro bem dela...
    Agora, se tiver como por ela em alguma outra atividade tb seria ótimo, até pq esse comportamento dela pode ser por estress... Tem tb que ver o fato dela estar agredindo o colega, é do nada? ele anda mexendo com ela? toma algo da mão dela? Ou não? Não acredito que eles se batam atoa não... No caso da Ellen, foi na hora de guardar os brinquedos, e o menininho tacou - lhe uma dentada, hehhehe... Acontece, mas tem que ver o motivo...
    Qualquer coisa estou no email, tá...
    beijos e boa sorte...
    :)
    barbaraguarei1@fasternet.com.br

    ResponderExcluir
  2. Difícil né Isabel, mas normal sim, a Mariana nunca mordeu, mas já peguei ela empurrando um menininho na escola, sei que ela é brava lá, do mesmo jeito que é em casa, acho que vai aprender aos poucos a se controlar, é pra isso que serve essa convivência na escolinha, aprender a dividir, a esperar sua vez.

    E vai ser assim tb com a Ana, é só dar tempo ao tempo, claro, conversando, explicando, mas não brigando, porque ela não faz por mal, é da idade mesmo, é a maneira dela se expressar dentro dos seus limites.

    bjs e melhoras pra ela,

    ResponderExcluir
  3. enviei email comentando sobre o post me avisa se chegou..bjks

    ResponderExcluir
  4. Isabel, eu também não tenho muito o que dizer sobre isso, mas acho que uma atividade extra seria super legal..


    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi, isso é tão chato mesmo.Mas eu acho que a professora tinha que ver porque ela ta agressiva com esse coleguinha.Será que ela não esta reagindo a alguma ação dele? Tentando se defender? Acho que a sugestão de tirar o que ela gosta é valida e no dia que ela se comportar ganha um presente,um passeio , um doce ou qualquer outra coisa que ela goste.Mas isso é pque ela só tem 2 aninhos depois passa, Bjs.

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!