Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Papai Noel existe?

Você acha que as crianças devem continuar acreditando no Papai Noel?


Então está chegando o Natal. É uma época de festa, luzes, as pessoas ficam envolvidas em um clima diferente. Você pode até tentar resistir, mas próximo ao dia 24 de dezembro, você acaba se contaminando pelo clima. Muitas pessoas não gostam do Natal, acham uma data triste. Principalmente quem perdeu um ente querido nesta data, nunca mais vê o Natal da mesma maneira. Eu acho que o Natal tomou uma conotação muito diferente ao longo dos anos. As pessoas, de uma maneira geral, têm associado esta data a presentes, ceia com mesa farta, bebidas, festas. O apelo ao consumismo é muito grande. Tendo apenas esta ótica, concordo que o Natal pode se tornar uma data muito triste para quem não tem condições de comprar presentes ou de ter uma mesa farta, cercada por amigos e familiares. Mas o Natal não é só a troca de presentes, a árvore com bolinhas , a neve importada. Nesta data comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, símbolo máximo da fraternidade e do amor para os cristãos. E esta data tem um significado especial para nossas crianças. Por mais que ao longo dos anos o Natal tenha perdido a magia para nós, por mais que as perdas, a falta de dinheiro, de amor, a violência, tenham nos tirado o prazer de comemorar a data, não podemos privar nossas crianças desta magia. As crianças precisam acreditar em Papai Noel. Segue uma reportagem que resume muito bem o que penso sobre o Natal e responde a pergunta que fiz no início do post.

" A fantasia do Natal

Papai Noel na TV, nos shoppings, nos mercados e até nas ruas. Com a aproximação do Natal, as crianças ficam divididas entre acreditar ou não no bom velhinho. O que os pais devem fazer?

" Quando a folhinha marcava dezembro, eu já sabia que o mês era de festa em casa. E tudo começava com a cartinha para o Papai Noel e a árvore de Natal. Mas sempre, primeiro, a cartinha". Carla Regina Soares, 36 anos, fala com saudades da infância que passou em Goiás. E para deixar esse gostinho de encantamento nos filhos é que ela, todo ano, repete a tradição passada pela mãe. “A primeira sexta-feira de dezembro eu reúno meus dois filhos, de três e cinco anos, e a gente escreve as cartinhas para o Papai Noel. Eles fazem até desenho para mandar! Depois, colocamos no correio. É impressionante a felicidade deles, voltam para casa falando e falando. Eu acho legal alimentar essa fantasia.”

A psicóloga infantil Regiane Cunha Zanotto concorda. “É importante deixar a criança viver isso. O próprio Natal é uma época de fantasias, de luzes coloridas por todo o lado, de Papais Noéis nas janelas. As crianças entram nesse mundo. E numa realidade com tanta violência como hoje porque não fantasiar um pouco?” Clarissa, de 8 anos, acredita parcialmente no bom velhinho. “Eu sei que é meu pai quem compra os presentes, mas acho que existe um Papai Noel, que mora lá no Pólo Norte e cuida de coisas relacionadas ao Natal. Tipo as renas! Alguém precisa cuidar delas!” Mesmo sabendo que é o pai quem vai atrás dos pedidos, a garota ainda escreve cartinhas, mas dá uma desculpa: “É pro meu irmão não desconfiar.”

No entanto, a psicóloga alerta: os pais devem estar preparados para o momento em que as crianças questionarem a existência do bom velhinho. “Tem que trabalhar os pequenos todo ano, ir contando onde vive o Papai Noel, o que ele faz e principalmente reforçar que o Natal não é só essa coisa de ganhar presente.” Segundo ela, é preciso estar atento ao modo como a criança reage às informações. Mas garante que geralmente a descoberta se dá de maneira natural, no convívio com outras crianças. “Eu me lembro de quando era criança, eu colocava meias na janela para o Papai Noel. E um dia essa fantasia acabou, mas só as lembranças dessa fantasia já valem. Eu vivi uma fantasia e foi ótimo. É bom deixar que as crianças aproveitem esse momento delas que depois vão se tornar lindas recordações”.


Fonte: http://finaldeano2007.ig.com.br/materia/dicas_e_servicos/2007/12/06/a_fantasia_do_natal_1108023.html

Então, pelas nossas crianças, vamos preservar o Natal, com todos os simbolismos e tradições. Faz muito bem ao espírito. Um dia elas vão deixar de acreditar mesmo...

2 comentários:

  1. Oi Bel!!!! Tô numa correria de final de ano que vc nem imagina!!! :) Mas eu sempre dou uma passadinha aqui sim, só não consegui mais comentar por falta de tempo mesmo!!! Ahhhh eu eu acho que as crianças tem sim que continuar a acreditar em papai noel, eu acreditei até os 7 anos e foi muito legal!!! Um beijão pra vc e sua filhota!!!

    ResponderExcluir
  2. Bel, concordo com vc... O povo se rendo ao consumismo, e esquece a verdade data... Eu acho que criança deve sim acreditar em Papai Noel, a cada presente que a Ellen ganha nessa data, eu falo pra pessoa, diga que o papai noel pediu pra vc entregar, pq na minha casa ninguém se veste, hohohoho... E ela acredita... E faz bem sim, as crianças acreditarem em alguma coisa...
    Bjos!!!
    Bárbara - Vida de Mãe http://barbaraguarei.zip.net -

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!