Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Pediatra e comportamento

Hoje Ana tem consulta com o pediatra. Ela tomou a última dose da Amoxilina no sábado, e queremos saber se o ouvido curou totalmente, tudo indica que sim, ela não tem reclamado mais.

Parece que a minha pequena está um pouco "stressada" com a escolinha. Ela voltou a ter dificuldade para dormir na escola, e na última quinta-feira recebi na agenda uma informação que me deixou triste. Ana havia brigado e arranhado um coleguinha. As professoras disseram que conversaram com ela, falando que não podia fazer isto, que o certo é dar carinho e pediram para eu conversar com ela também. Eu conversei, né? Perguntei porque ela havia feito isto, que não podia, mas sem fazer um grande discurso, pois sei que nesta idade não adianta, e as "broncas" têm que ser dadas no momento em que as coisas acontecem. Preciso conversar com a professora e saber qual foi o estopim da "confusão". Ela teve este comportamento não foi à toa. Não estou defendendo cegamente minha filha, ela estava errada, com certeza, mas o que a levou a ter esta atitude? Isto não ficou claro na agenda. Fiquei avaliando o histórico dela na escola nos últimos dias, a ausência da soneca da tarde (ela não dorme de jeito nenhum); na agenda, no quesito comportamento, vem marcado "agitado/nervoso" constantemente. Cheguei a conclusão de que, como nós, a Ana também está precisando de "férias". Isto mesmo. Ela gosta da escola, sem dúvida, mas esta rotina sair de casa todos os dias, ficar por lá o dia inteiro, acho que já deu. Talvez uma criança também fique cansada de sua rotina. E a dela é bem pesada. Ficar em um ambiente estranho todos os dias, disputar a atenção e brinquedos com outras crianças, o mundo dela também tem suas competições. Por causa disto na sexta-feira resolvemos não mandá-la para a escola, ela ficou em casa o dia todo, brincou com suas bonecas, viu o DVD do Cocoricó, tirou sua sonequinha da tarde (em casa ela dorme!). Como hoje ela tem médico, tambem não foi à escola. Ainda bem que julho já está aí, com o recesso de 15 dias.

Quanto ao comportamento agressivo* dela, estou conversando bastante com ela. Notei uma mudaça muito boa na Ana, ela já consegue escutar e entender a gente. Não é sempre, mas em alguns momentos, temos conseguido, através do diálogo, que ela mude de idéia ou comportamento, tornando-se mais fácil negociar com ela. É uma boa mudança, né?

* É difícil usar esta palavra ao me referir à minha filha. Mas trata-se da agressividade comum nas crianças de 02 anos, que estão se descobrindo como um ser independente e descobrindo o mundo. Na maior parte das vezes tenho uma filha carinhosa, brincalhona, meiga, falante, esperta e muito viva!

3 comentários:

  1. portaExatamente Isabel, essa suposta agressividade é super normal na idade, já li isso em vários livros e revistas. O que temos que fazer é ter a famosa paciência (que nem sempre dá, sei bem) e conversar, conversar e conversar. Vc tem razão, elas já entendem direitinho mesmo, a Mariana já entende tudo que falamos e mesmo que não obedeça, já sabe o que é certo e errado.

    Sobre a escola, sem dúvida ela deve estar um pouco cansada, é normal né. Acho que as férias vão fazer muito bem pra ela.

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Não defenderia minha filha cegamente tb, entendi seu ponto de vista, mas que a gente fica chateada, isso a gente fica sim... Talvez foi o que vc falou, a rotina deve estar estressante pra ela... Ou sei lá... Do nada ela não ia agredir ninguém, né? Bel, vc ja pensou em levá - la num homeopata, quem sabe ele passa um floral pra ela, já ouvi dizer que é mto bom, talvez ajude ela, a ficar menos irritada... As vzs, o ambiente ta deixando ela estressada, sei lá, talvez alguma tia que ela não goste mto... Vai essa dica aí... Melhoras pra pequena e ótimas férias com ela... Que ela se divirta mto...

    ResponderExcluir
  3. Talvez seja pelo stress mesmo Isabel e as férias vai fazer muito bem pra ela.
    Ah sobre ter mais filhos quero sim, acho que aquele comentário sobre o seu texto deu entender que quero ter só um filho neh, mas quero sim te mais um filho só que não tão logo..prefiro esperar mais um tempo. Bjaum.

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!