Então minhas amigas,
Atendendo a solicitação de várias mães, inclusive a minha, hoje teve uma reunião na escolinha de minha filha com as coordenadoras da turma. O tema da reunião era o deslfralde das crianças, para esclarecer as mamães e ajudar em nossa ansiedade. Achei ótimo e foi bem esclarecedor. Fiquei sabendo que somente a Ana, minha filha, e mais uma menininha, eram as crianças da turma que estavam mais avançadas no processo de desfralde, no sentido de terem a maturidade suficiente (pontinha de orgulho, rs). Elas nos esclareceram que cada criança tem seu tempo, e que para deixar as fraldas a criança tem que estar bem desenvolvida em outras áreas, como já estar andando, estar com a linguagem oral bem adiantada, fatores que demonstram que se atingiu o grau de maturidade necessário.
Outro fator importante é a criança demonstrar curiosidade e interesse em deixar a fraldinha, sem sofrer qualquer pressão para isto. Os pais devem incentivar , mas nunca pressionar. Com a
Ana isto foi tranquilo, ela é muito curiosa e gosta de nos imitar em tudo. Quando eu usava o banheiro ela sempre estava perto (oi, mãe não tem mais privacidade, lembra?) e eu ia explicando o que estava fazendo, enquanto usava o vaso, dava a descarga, lavava as mãos. Logo ela quis me imitar em tudo.
E hoje pela manhã ela mostrou mais uma vez que realmente está tendo controle, assim que ela acordou ela me perguntou: "- Pode fazer xixi mamãe?" Ela estava deitada na caminha e sem a fralda, que por sinal esta ficando mais sequinha pela manhã. Peguei ela rapidinho e fomos para o banheiro. Mas tadinha, ela não deu conta de segurar até o chegar lá e fez no chão. Mas achei ótimo, pois ela manifestou a vontade antes. Mesmo assim peguei o peniquinho, ela se sentou e fez mais um pouquinho.
Para resumir, a escola disse que durante o recesso da semana da criança, eu intensificasse mais o processo em casa, que após o feriado eles iriam trabalhar com minha filha e a outra menina que está no mesmo estágio que ela. Disseram para mandar calcinhas e roupas extras e reduzir o número de fraldas. Fiquei muito satisfeita, agora acho que vamos caminhar para frente!
Agora fiquei com pena de um menininho da turma da Ana. A avó dele contou que ele está com dificuldade de deixar a fralda porque quando vai usar o banheiro as irmãs ficam rindo dele, pois ele faz o xixi sentado. O detalhe é que ele é único menino em meio a 05 meninas!! E a família está tendo dificuldade com isto. Oh, preconceito!! As professoras esclareceram que é normal ele fazer xixi sentado, mesmo sendo menino, isto não é nenhum problema. No início todos fazem assim, mas logo vão aprender a fazer em pé. Realmente, quem vê problema são os adultos. Mas não é interessante isto? As especificidades de cada criança e de cada família.
Seguidores
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
O desfralde continua
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sacanagem com o colega, em!!! Se fosse meu menininho, com certeza já tinha rodado a baiana, quer me ver brava, é mexer com filho meu!!! Não tenho noçãa de idade, nesses casos :(
ResponderExcluirMas que legal que a Ana já está quase lá... Acho ótimo ter essas reuniões pra esclarecer mesmo... A gente vive com dúvida... Espero que seja mais rápido que vc imagina!!!
Bjks!!!
Sacanagem, né?
ResponderExcluirA Ciça está indo bem no desfralde, mas tem horas que ela vaz, aí vem choramingando 'Cecília feeez...', tadinha!
Beijos e forçaaa!
passei pra dar um oizinho, adorei asdicas , já estive no outro blg , mais deu uma preguicinha de comentar nos dois.
ResponderExcluirBom fim de semana
Oi, temos muito em comum viu
ResponderExcluirPor falar em desfralde, é muito bom qdo eles saem totalmente das fralda né. Minha menina com 1 aninho ja nao usava mais nem pra dormir, agora o menino parou de usar com 1 ano e meio, mas agora com 2 anos ainda usa pra dormir, meninos sempre demoram mais.rs
bjs boa semana