Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O desfralde continua

Então minhas amigas,

Atendendo a solicitação de várias mães, inclusive a minha, hoje teve uma reunião na escolinha de minha filha com as coordenadoras da turma. O tema da reunião era o deslfralde das crianças, para esclarecer as mamães e ajudar em nossa ansiedade. Achei ótimo e foi bem esclarecedor. Fiquei sabendo que somente a Ana, minha filha, e mais uma menininha, eram as crianças da turma que estavam mais avançadas no processo de desfralde, no sentido de terem a maturidade suficiente (pontinha de orgulho, rs). Elas nos esclareceram que cada criança tem seu tempo, e que para deixar as fraldas a criança tem que estar bem desenvolvida em outras áreas, como já estar andando, estar com a linguagem oral bem adiantada, fatores que demonstram que se atingiu o grau de maturidade necessário.

Outro fator importante é a criança demonstrar curiosidade e interesse em deixar a fraldinha, sem sofrer qualquer pressão para isto. Os pais devem incentivar , mas nunca pressionar. Com a
Ana isto foi tranquilo, ela é muito curiosa e gosta de nos imitar em tudo. Quando eu usava o banheiro ela sempre estava perto (oi, mãe não tem mais privacidade, lembra?) e eu ia explicando o que estava fazendo, enquanto usava o vaso, dava a descarga, lavava as mãos. Logo ela quis me imitar em tudo.

E hoje pela manhã ela mostrou mais uma vez que realmente está tendo controle, assim que ela acordou ela me perguntou: "- Pode fazer xixi mamãe?" Ela estava deitada na caminha e sem a fralda, que por sinal esta ficando mais sequinha pela manhã. Peguei ela rapidinho e fomos para o banheiro. Mas tadinha, ela não deu conta de segurar até o chegar lá e fez no chão. Mas achei ótimo, pois ela manifestou a vontade antes. Mesmo assim peguei o peniquinho, ela se sentou e fez mais um pouquinho.

Para resumir, a escola disse que durante o recesso da semana da criança, eu intensificasse mais o processo em casa, que após o feriado eles iriam trabalhar com minha filha e a outra menina que está no mesmo estágio que ela. Disseram para mandar calcinhas e roupas extras e reduzir o número de fraldas. Fiquei muito satisfeita, agora acho que vamos caminhar para frente!

Agora fiquei com pena de um menininho da turma da Ana. A avó dele contou que ele está com dificuldade de deixar a fralda porque quando vai usar o banheiro as irmãs ficam rindo dele, pois ele faz o xixi sentado. O detalhe é que ele é único menino em meio a 05 meninas!! E a família está tendo dificuldade com isto. Oh, preconceito!! As professoras esclareceram que é normal ele fazer xixi sentado, mesmo sendo menino, isto não é nenhum problema. No início todos fazem assim, mas logo vão aprender a fazer em pé. Realmente, quem vê problema são os adultos. Mas não é interessante isto? As especificidades de cada criança e de cada família.

4 comentários:

  1. Sacanagem com o colega, em!!! Se fosse meu menininho, com certeza já tinha rodado a baiana, quer me ver brava, é mexer com filho meu!!! Não tenho noçãa de idade, nesses casos :(
    Mas que legal que a Ana já está quase lá... Acho ótimo ter essas reuniões pra esclarecer mesmo... A gente vive com dúvida... Espero que seja mais rápido que vc imagina!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem, né?
    A Ciça está indo bem no desfralde, mas tem horas que ela vaz, aí vem choramingando 'Cecília feeez...', tadinha!

    Beijos e forçaaa!

    ResponderExcluir
  3. passei pra dar um oizinho, adorei asdicas , já estive no outro blg , mais deu uma preguicinha de comentar nos dois.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oi, temos muito em comum viu
    Por falar em desfralde, é muito bom qdo eles saem totalmente das fralda né. Minha menina com 1 aninho ja nao usava mais nem pra dormir, agora o menino parou de usar com 1 ano e meio, mas agora com 2 anos ainda usa pra dormir, meninos sempre demoram mais.rs
    bjs boa semana

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!