Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O desfralde - um processo contínuo

Olá minhas queridas mamães e amigas,

Hoje ainda vou continuar falando do desfralde, pois ocorreu um fato que me deixou chateada.

Na sexta-feira fui buscar Ana na escolinha e a encontrei de fraldas! Na confusão da saída não deu para conversar com a professora dela. Deixei o assunto para a segunda-feira.

Quando cheguei em casa e fui retirar as roupas da mochilinha, havia muita roupinha molhada de xixi e na agenda uma observação que ela havia feito cocô na fralda!

Fiquei p... da vida. Puxa vida, eu e ela nos esforçando para ficar livres das fraldas, todo um trabalho realizado durante as férias indo por água a baixo? Só porque escapou alguns xixis resolveram voltar com a fralda na menina? Gente, não posso aceitar isto. E achei estranho a quantidade de roupas molhadas que voltou na bolsa, fiquei pensando se eles estavam dando atenção para minha filha, eu sei que tem muitas outras crianças, é difícil para as professoras prestarem atenção em todas, mas é preciso um esforço da parte delas. Enfim, fiquei com a cabeça cheia de "caraminholas" e decidi que na segunda-feira iria buscar esclarecimentos sobre tudo isto.

Na segunda-feira relatei na agenda minha insatisfação em ter encontrado ela de fraldas e com tantas roupas molhadas. Na hora de buscar a Ana conversei com uma das professoras dela, por sinal uma pessoa muito gentil e prestativa. Conversamos e ela me explicou que não só a Ana, mas praticamente todas as crianças deixaram escapar xixis na sexta-feira. E que por ser a primeira semana de aula as coisas estavam um pouco complicadas mesmo. Mas que não era para eu me preocupar, que na maior parte do tempo a Ana estava pedindo para usar o banheiro e sendo atendida (será).

De qualquer forma, não estou mais enviando a fraldinha do sono na mochila e deixei bem claro que não queria que colocassem fraldas nela, nem para o sono da tarde. Havia muita roupa na mochila dela, e se necessário era só trocar a roupa.

Eu estou insistindo muito em manter a Ana sem as fraldas porque eu tenho certeza que minha filha está prontinha para o desfralde. Em casa ela permanece sem fraldas, só usa para dormir. Se eu não tivesse plena certeza disto, jamais faria esta exigência para a escola. Mas estou bem segura do que estou fazendo. Inclusive, a fralda noturna da Ana já tem amanhecido sequinha em alguns dias. Realmente não é necessário que ela use fraldas, é uma fase superada. Basta agora ela se acostumar, ainda vão escapar alguns xixis, mas agora é ir par afrente , nada de retroceder. Em relação ao cocô achei mais estranho ainda, pois o cocô foi uma das primeiras coisas que a Ana aprendeu a controlar. Sobre isto ela não soube me explicar muito bem.

Procurei entender que as crianças estão passando por um processo de adaptação, primeira semana de aula e não poderia sair tudo perfeito. Mas não acho justificável voltar com as fraldas por causa disto.

Enfim, estou concluindo que o desfralde é um processo longo, difícil de começar, e quando começa temos que ficar muito atentas e observar muito nossos filhos, para que nada interrompa o processo. Se a criança está saudável, não tem porque retroceder.

Quero realmente que minha filha dê adeus às fraldas.

Beijos

4 comentários:

  1. Puxa Isabel, até eu fiquei chateada com isso, imagino você.

    Você tá certíssima, tem que reclamar mesmo, tem que falar, questionar, argumentar. Afinal se trata das nossas filhas né e caramba, é tão difícil assim colaborar um pouco. Não acho que a justificativa de muitos alunos, primeira semana de aula e sei lá mais o quê valha, não mesmo. Eles tem que saber lidar com tudo isso, que é mais do que esperado numa escolinha.

    Me pareceu mais preguiça de ficar trocando roupa toda hora, levando as crianças no banheiro do que qualquer outra coisa. Porque é óbvio que criança em processo de desfralde dá muito mais trabalho que criança com fralda, mas é mais óbvio ainda que uma escola tem que estar preparada pra isso, senão não seria uma escola infantil ué.

    Aff... desculpe o testamento, é que logo vou começar o desfralde da Mariana e me imaginei na sua situação, ficaria tão chateada quanto você.

    Bjs e boa sorte aí viu,

    ResponderExcluir
  2. Vc ta mais que certa... Eu tb não iria gostar nem um pouco!
    O desfralde da Ellen foi mais longo, mas insisti e mto, eu acordava toda noite pra levar ela no banheiro, até ela aprender a levantar sozinha pra ir... Foi mais ou menos uns 2 meses, mas valeu a pena...
    Insista sim com a escola que vc não quer mais as fraldas nela, senão elas colocam mesmo, pq é mto mais fácil colocar fraldas do que levar no banheiro a casa 30 minutos... bjks

    ResponderExcluir
  3. um absurdo eles não se dedicarem ao desfralde por completo prejudicando seu ensinamento com ela....o Victor não demorou muito controlar o xixi e o cocô desfraldou com 1 ano e 10 meses durante o dia e a noite, mas ficava super atenta, levantava a noite levá-lo ao banheiro, é mais que justo eles colaborarem com vc, assim tudo que vc ensinou vai por água abaixo...eu ficaria p...da vida!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!