Seguidores

Lilypie

Lilypie - Personal pictureLilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Ainda sobre a Xuxa

Eu falei aqui que tinha restrições em relação a rainha dos baixinhos. Esta restrição não era gratuita. Quando a xuxa começou a trabalhar em seu programa infantil choveram críticas. Mas gente, vejam o nipe da figura:





Você mamãe de hoje, acredita que ela apresentava programa infantil assim? De maiô mega-hiper- ultra sensual, decote até o umbigo, pernas à mostra e o pior: dois revólveres de brinquedo na mão (uma verdaderia pistoleira!). Que valores ela estava passando para as crianças que passavam horas em frente a TV?


É claro que os educadores da época chiaram! Nesta foto ela apresentava o programa na extinta TV Manchete. Depois ela foi contratada pela globo, a sensualidade exagerada ficou um pouco de lado (só um pouco, lembram da sainha curta e das botas brancas (eca!) até o joelho?). Xuxa foi um modelo para muitos baixinhos e baixinhas, toda menina queria ser paquita loira! Seu programa continuava sendo muito criticado e era forte o apelo ao consumo.


A responsabilidade não era só dela ou dos produtores dos programas infantis. Maior responsabilidade tinham os pais. Se um programa é inadequado para seu filho, simplesmente desligue a TV, incentive outra atividade. Mas muitos pais não faziam isto por pura comodidade ou mesmo falta de informação. A prova disto é que seu programa era um sucesso de audiência.


Uma vez Xuxa declarou que não tinha função de ser educadora, seu programa era puro entretenimento infantil. Eu não concordo com este pensamento dela por uma razão, quem lida com criança, sejam professores, pais, artistas, todos assumem sim a função de educar. A criança aprende muito observando o mundo adulto, qualquer adulto é um modelo em potencial para uma criança, com tudo de bom de ruim. Então quem tem o propósito de trabalhar com crianças deve ter isto em mente, é um modelo para a criança, e sua fala, gesto, atitudes, tudo será assimilado.

Bom, mas o passado de uma pessoa deve ser deixado para trás, e sendo bem orientada Xuxa conseguiu reconstruir sua imagem perante o público, prova disto é que atualmente ela ganhou até prêmios por seu projeto Xuxa SPB. Minha filha conhece a Xuxa e gosta (com o visual de hoje, por favor), e isto não é nenhum pecado, mas faço questão de oferecer a ela outras opções, sempre estou pesquisando, perguntando, de forma a buscar alternativas mais interessantes para ela.
Papais e mamães, estejam sempre atentos ao que seu filho assiste e ouve através da TV e principalmente da da Internet. Você é o principal responsável por seu filho. Beijos

5 comentários:

  1. Pois é Isabel, antigamente tudo era diferente, armas de brinquedos por exemplo eram vendidas normalmente em qualquer lugar, com o passar do tempo isso foi mudando.

    É a mesma coisa com a xuxa, não que eu a defenda nem nada, como falei no post anterior acho ela chata, mas não acho de jeito nenhuma que HOJE ela passe uma imagem errada. Talvez o consumismo, mas isso não é só com ela, visto as milhões de propagandas de brinquedos o tempo todo na tv né.

    beijos,

    ResponderExcluir
  2. Isabel, eu lembro do programa dela na Manchete, mas sabe que a imagem sensual foi o que menos ficou na memória?

    Eu lembro que ela tinha verdadeiro PAVOR das criançinhas, chegando ao ponto de afastá-las com mãos, joelhos, o que estivesse ao seu alcançe...

    Concordo que a responsabilidade é nossa, eu não deixo a Ciça assistir a vários desenhos que as amiguinhas dela já assistem, e creio que não irei deixar tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti mto, pois foi bem na minha época de cirança, mas confesso, que hj tenho pavor de lembrar... AS roupas eram de menos, ainda hj não curto, nunca mostrei pra Ellen e nem pretendo, a não ser que ela "descubra" sozinha... Fora que eu odeio aquela mulher quase nos 50 falando como criança, me polpe, ne´?
    bjks!!!

    ResponderExcluir
  4. Oii Isabel!!! Tudo bem??? Como vcs estão??? Ando um pouco sumida, mas é que não está dando muito tempo de visitar todos os blogs como gostaria ( nem o meu tenho entrado direito aff).
    Sobre a xuxa, bom, eu sempre assisti e gostava qdo era criança... fez parte da minha infância, mas sempre ouvi as histórias de que ela maltratava as crianças no início da carreira....
    A Mari adora o XSPB, tem todos os dvds, mas acho que hj ela usa uma linguagem muito boa com as crianças pequenas e que aquela imagem de antigamente já foi deixada para trás faz tempo.
    Sobre o que a Mari assiste tb tomo muito cuidado... normalmente deixo ela assistir somente os desenhos da Cultura e do Discovery kids, que são diretamente direcionados às crianças pequenas.
    Bjão e saudades de vcs... Dri!

    ResponderExcluir
  5. o negocio e tb oferecer outras coisas e opçãoes , mais infelizmente eles acabam vendo de tudo , então tb ensinar a usar o senso critico ainda é o meçlhor caminhao . Ricardo aqui em casa pede pra mudar de canal qdo vai passar algum desenho que já conversamos que não é legal pq só faz bobagem , tipo a vaca e o frango e Du , du e Edu que tira meleca do nariz entre outros. É ate bacan ver ele falar "mami tira desse que é bobagem mal educada.
    Bj

    ResponderExcluir

Mande uma mensagem para a Ana!